segunda-feira, 21 de maio de 2007

Lagoa do Fogo

Bela vista não? pois é, lagoa do fogo nos Açores, esta fotografia foi tirada numa de algumas vezes que fui à ilha de S. Miguel.
De todas as ilhas que conheço do Arquipélago dos Açores, para mim esta é a mais bonita, cheia de lagoas lindíssimas, cascatas de água quente, paisagem sempre cheia de verde, é uma ilha cheia de histórias. Eu pessoalmente não me importava de lá viver uns tempos, mas isso já sou eu a sonhar :)
A ilha de S. Miguel é a maior do arquipélago com 759,4 quilómetros quadrados de superfície, com 65 quilómetros de comprimento e 16 de largura.
O que posso dizer sobre esta lagoa é que fica situada num grande complexo vulcânico com uma grande caldeira ocupada por um lago de águas de grande qualidade, é constituída por complexos de ravinas muito profundas e com nascentes de águas termais aproveitadas para consumo.
Esta lagoa nasceu em 1563 depois de uma erupção do Vulcão do Fogo ou da Serra de Água de Pau, que provocou um dos maiores cataclismos que a ilha de S. Miguel conheceu. Na profundidade desta caldeira está uma das mais lindas lagoas do mundo penso eu, pelo menos para mim é, mas diga-se a verdade é que também não conheço muitas :) esta lagoa de águas transparentes e que é recortada por enseadas salientes completamente forradas de vegetação endémica e por incrível que pareça até possui pequenas praias de areia branca, quem diria, hã?
É uma Lagoa única no mundo acreditem e vale muito a viagem até lá, só estando ao pé dela é que se sente toda a sua magnitude.

E foi mais uma foto com alguma história.

Sem comentários: