quarta-feira, 9 de maio de 2007

Cada macaco no seu galho...


Ora bem estes macaquinhos são nostros hermanos, não no sentido lato mas é como quem diz, são ali do lado da nossa vizinha Espanha ou melhor dizendo são habitantes de um grande rochedo Ingles, pois, é que os Ingleses não dão Gibraltar aos espanhois por nada :)
Estes macaquinhos são muito malandros, roubam tudo o que lhes estiver á mão, chapeus, cachecois, todo o tipo de roupa que for solta, oculos e todo o tipo de comida ou bebida que algum transeunte mais descuidado tenha na mão.
Falemos agora de um pouco da historia deles, o seu nome cientifico é Macaca Sylvana, podem chegar aos 10 Kg e tem um comprimento de 75 cm. Este macaco é o unico encontrado na Europa, mas tambem existe em Africa, na Argélia e Marrocos, na região habitada pelos povos berberes.
Existe uma lenda sobre a presença deste macaco em Gibraltar e que diz que eles chegaram ali atraves de um misterioso tunel sob o mar Mediterranio, que nunca foi descoberto, enfim é uma lenda, né...
A pergunta que se poe é, será este macaco originario da Europa ou foi levado pelos antigos Gregos? A pergunta nunca foi respondida.
É um macaco que provoca alegria aos turistas e uma dor de cabeça aos donos dos pomares, pois ele alimenta-se basicamente de fruta da época.
Aprende coisas a fazer imitação com alguma rapidez o que lhe dá muitas vezes umas viagens até ao circo.
No entanto é um macaquinho facil de apanhar, mas por favor ele não é recomendado para animal domético, pois quando exitado pode morder...

E é assim a historia desta fotografia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei particularmente desta. Mas penso que foi tirada num dia em que nós também lá estavamos... Estarei certo? Um abraço. Maria José e Henrique